Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro

Campos do Jordão têm vários encantos e não foi a toa que eu escolhi esta cidade para fazer parte da minha vida, como muitos já sabem. Mas eu tenho lugares em que eu amo estar. Um deles é muito especial e sempre que eu posso eu vou até lá, seja para assistir um espetáculo teatral infantil, seja para apreciar a paisagem, para curtir um show ou até mesmo para apreciar o maravilhoso por do sol: São dois lugares em um só: o Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro.

O Museu Felícia Leirner – que leva o nome da artista (nascida na Polônia em 1904 e radicada no Brasil em 1927) foi instalado na cidade em 1978 e reúne 85 esculturas (de bronze, cimento branco e granito), distribuídas ao ar livre, sobre um lindo gramado e alamedas, tudo isso, em uma área de 35m² de extensão e muito verde.

As esculturas, a critério da própria artista, estão agrupadas pelas fases da trajetória da artista: figurativa (1950-1958), a caminho da abstração (1958-1961), abstrata (1963-1965), orgânica (1966-1970) e recortes na paisagem (1980-1982), revelando a paixão de Felícia pelo local.

Ah, e o por do sol também não poderia ficar de fora deste post. É uma das coisas mais lindas que você pode contemplar do lugar. Simplesmente um espetáculo à parte!!!

Curiosidade: o Museu Felícia Leirner foi considerado um dos mais importantes do gênero no mundo, em 1987, pela Revista Sculpture, do International Sculpture Center, de Washington D. C. (EUA).

O Auditório Claudio Santoro, que divide o espaço com o Museu, é o palco de um dos festivais mais importantes do mundo: O Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. O Auditório possui um fosso para orquestra, amplos camarins, salas de ensaio e área técnica. Têm capacidade para receber 814 pessoas e uma arquitetura que mistura o rústico com paredes de vidro que valoriza a luz natural e a natureza ao seu redor.

Você já visitou o Museu Felícia Leirner e o Auditório Claudio Santoro? O que achou? Deixe seu comentário…

Beijinhos e até a próxima!!!