Dicas sobre o alongamento das unhas

Atualmente, a estética das unhas diz muito sobre a personalidade da mulher. O tipo de corte, a cor do esmalte, a remoção (ou não) da cutícula são algumas das características que contam um pouco sobre o estilo de vida e individualidade de cada pessoa.

E não é a toa, que hoje, muitas de nós, mulheres, procuramos cada vez mais os salões de beleza para alongar as unhas e deixá-las perfeitas por muito mais tempo (um alongamento dura cerca de 12 dias) e existem várias versões: em gel, acrílico, vidro, entre outros tipos.

Para todos os métodos há a recomendação de polir (lixar) a lâmina da unha antes de se começar o processo. Isso leva a um afinamento gradativo que, inevitavelmente, ficam mais finas e quebradiças, piorando a fragilidade ungueal, que é o que muitas vezes faz com que a mulher busque este procedimento ao esmalte.

“O procedimento em si não causa alterações diretas na unha, que é feita de matéria morta (lâminas de queratina). O cuidado deve ser adotado na base da unha, na matriz ungueal, onde parte do corpo é formada, a fim de evitar traumas que possam prejudicar o nascimento e crescimento das unhas”, explica a Dra. Daniela Leal, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Uma vez feito o alongamento, o cuidado é simples: manter as unhas secas e limpas e não tentar remover o produto em casa, pois a remoção é um dos grandes problemas do uso frequente do alongamento. Alguns métodos demandam a imersão da unha em acetona por até 40 minutos. Este produto é altamente desidratante e pode causar dermatite em toda a pele que fica submersa.

Outros solventes, como os usados nas unhas de porcelana, também prejudicam a unha. “Tentar retirar em casa é pior porque as camadas mais superficiais da unha podem sair com o esmalte e ela pode quebrar ‘na carne’, causando dor, inflamação e infecção” diz a especialista.

Para todos os métodos há a recomendação de polir (lixar) a lâmina da unha antes de se começar o processo. Isso leva a um afinamento gradativo que, inevitavelmente, ficam mais finas e quebradiças, piorando a fragilidade ungueal, que é o que muitas vezes faz com que a mulher busque este procedimento ao esmalte.

Uma alternativa muito bacana para quem quiser fazer o alongamento das unhas é a blindagem, que não requer imersão em acetona ou uso de solventes agressivos. O procedimento dura até 15 dias e usa esmaltes convencionais com base e top coat específicos.

Com tantos métodos disponíveis no mercado, a médica orienta a dar preferência aos que não usam luz UV para a fixação do produto (como ocorre na maioria das unhas de gel), tudo isso porque a radiação pode afetar as células formadoras da unha e também as da pele, podendo causar malefícios.

Porém, antes de fazer qualquer tipo de procedimento, deve-se procurar um médico dermatologista para que ele avalie a saúde da unha e, se necessário, prescrever complementos que fortaleçam de forma fisiológica, evitando a necessidade de métodos artificiais para trazer beleza às mãos.

Você já fez ou faria algum procedimento para alongar as unhas? Deixe seu comentário!

Beijinhos e até a próxima!!!