Você sabe o que é Podologia?

Você sabe o que é Podologia? Não? Então chegou a hora de conhecer um pouquinho dessa profissão, que muitos acham que é apenas uma manicure de luxo, mas que trata da base de sustentação do nosso corpo, responsáveis para que possamos ficar em pé, além de serem os responsáveis pela nossa locomoção: nossos pés!

O Podólogo – profissional da área da saúde que estuda a podologia – possui conhecimentos em fisiologia, patologia, anatomia, posturologia, microbiologia, farmacologia, imunologia, além da biomecânica dos tornozelos e pés. O principal objetivo da Podologia não é apenas estético mas sim uma ciência dedicada para diagnosticar, prevenir, estudar, investigar, orientar e tratar as patologias dos pés.

Para tirar suas dúvidas sobre o assunto – pois muitos de nós não temos coragem de perguntar, talvez por vergonha ou pela falta de curiosidade mesmo – a especialista e podóloga, Cissa, com mais de 14 anos de profissão, tirará hoje, um pouco das dúvidas sobre Podologia Preventiva, campo focado nas atividades de prevenção de podopatias como unhas encravadas, frieiras, rachaduras no calcanhar, micoses, bolha e até o famoso chulé. Vamos lá?

Como fazer a higienização dos pés corretamente?
Os pés são a parte mais contaminada do nosso corpo, afinal pisamos em
muitos lugares contaminados e, por esse motivo eles requerem mais cuidado.
Em relação a higienização não é nada complicado e podemos fazer com muita facilitar durante o banho mesmo: use água, sabonete e escovinha. Lave bem os pés e com a escovinha escove a unhas, enxague e seque bem, principalmente os vãozinhos dos dedos. Em seguida higienize com álcool 70°, tanto liquido quanto em gel.

Como solucionar o problema das unha encravadas?
Essa é uma questão muito discutida entre nós profissionais e nossos pacientes, que muitas vezes vem com a queixa de unha encravada, mas, que infelizmente pode ser um outro tipo de patologia – como excesso de pele ou até mesmo pele ressecada – por esse motivo consultar sempre um profissional qualificado é a melhor opção.

Como cuidar da micose nas unhas?
Com relação às micoses, temos muitas outras patologias “parecidas” com elas, porém nem tudo que parece é. O correto é sempre pedir uma orientação profissional para ter um bom diagnóstico e o início do tratamento correto. E uma dica importante: nunca use receitas caseiras.

Como remover a calosidade entre os dedos ou na sola dos pés?
A calosidade, nada mais é que o atrito causado por calçados, muitas vezes apertados e existem dois tipos:
Calo mole – aquele que não pode ser mexido, pois precisa de muita hidratação e, se necessário o uso de palmilha, com um fisioterapeuta, médico especialista, nesses casos.
Calo duro – conseguimos fazer a remoção no consultório, lembrando que é um procedimento indolor, pois são causados por pele morta.

Existe um jeito certo de cortar e lixar as unhas? Como fazer?
Sobre o corte das unhas, muitos profissionais orientam sobre o corte reto, mas o ideal é seguir a anatomia da unhas e, nunca cortar muito curta e nem cortar os cantos.

Como prevenir a transpiração dos pés, que causam o famoso chulé?
O conhecido chulé ou odores fortes são causados por acúmulo de sujeira. E vale deixar claro aqui que, esses odores fortes, muitas vezes são causados pelo acúmulo de pele morta e, em alguns casos, pode vir também do material sintético.

* E fica aqui uma dica importante. Caso tenha alguma dúvida, procure sempre um podólogo de sua confiança, Isso é super importante para manter seus pés saudáveis!

Gostou? Então deixe aqui seu comentário!

Beijinhos e até a próxima

* Post Patrocinado