Selfit dá dicas para adaptar treino de ginástica, sem equipamentos, em casa

Em época de quarentena e com a queda da temperatura do outono, muitas pessoas arrumam uma desculpa para a prática de atividades físicas, reduzindo ou excluindo essa rotina da sua vida, porém, os exercícios físicos são fundamentais para auxiliar na imunidade e manter a saúde em dia.

A rede de academial Selfit, lançou a campanha “Em Casa do Seu Jeito”, vem oferecendo diariamente aulas em seus canais nas redes sociais, em seus apps e no site, com dicas de exercícios fáceis de serem realizados em casa, sem a necessidade de contato físico ou uso de equipamentos, com um treino de quatro atividades, com até 30 minutos, permitindo que as pessoas saiam revigoradas.

O primeiro exercício serve para fortalecer as panturrilhas e é muito simples, apenas com a elevação da ponta dos pés. Apoie as duas mãos na parede, de um passo para trás, esticando as pernas, e faça a flexão e extensão do tornozelo, movimentando o calcanhar para cima, ficando na ponta dos pés e voltando ao normal (faça três séries entre 15 a 20 repetições).

Em seguida, é a vez de trabalhar a parte de cima das pernas, além de um pouco de coordenação motora. A atividade irá trabalhar a parte posterior da coxa e os glúteos. Aqui, o instrutor pede que o aluno fique de pé, com os pés unidos, braços abertos como o Cristo Redentor e a coluna reta. Você fará movimentos com o tronco para frente e ao mesmo tempo levantará uma das pernas para trás, quase como um avião. Lembre-se de flexionar bem o joelho da perna que ficará apoiada no chão (faça três séries com cada perna de 10 a 12 movimentos).

Na terceira etapa, um pouco de exercício aeróbio com uma corrida estacionária. O aluno irá simular os movimentos de uma corrida, porém sem sair do lugar. É uma atividade ótima para quem quer perder peso. A recomendação é que sejam feitas três séries de um minuto cada.

Finalize o treino com o abdominal, deitando-se com a barriga para cima, estique as pernas para o alto, apontando o calcanhar para cima. Faça um pêndulo com as pernas de forma sutil, sem tirar a lombar do chão. Conforme for ganhando resistência, aumente o balanceamento do pêndulo, respeitando a estabilidade da coluna. Exercício que fortalece a musculatura da lombar e do abdômen (comece com três séries de 15 movimentos e, conforme o tempo, é possível aumentar a série e a quantidade de vezes que fará a movimentação).