Como manter seus cabelos saudáveis no verão

O verão está ai e muitas de nós nos preocupamos em como manter os cabelos saudáveis durante a temporada mais quente do ano, pois além do calor excessivo que temos aqui no Brasil, a água do mar e da piscina resseca os fios e acelera o processo de queda.

Pensando nisso, resolvi escrever este post, pois os cuidados com os fios nesta época devem ir além de uma simples hidratação e do uso do filtro solar para a proteção da pele dos raios ultravioletas (e que é muito recomendado, não somente no verão).

Abaixo, seguem oito dicas para garantir a proteção do cabelo e evitar que os fios fiquem ressecados

1 – Nunca prenda os cabelos molhados: prendê-los após sair do mar ou da piscina é um hábito recorrente entre as mulheres e este hábito pode causar danos aos fios e ao couro cabeludo, pois como o cabelo fica molhado por mais tempo pode acumular fungo e até causar uma micose capilar como a caspa, além de enfraquecer a raiz e intensificar a queda. Por isso, se você for à praia ou a piscina durante as férias de verão mantenha os fios soltos e use no máximo presilhas ou chapéu!cabelomolhadopreso
2 – Proteja os cabelos antes de ir a praia ou a piscina: use produtos que irão blindar os fios e o mais recomendados é que eles possuam proteção solar e reaplique todas as vezes que for entrar ou sair da água. Outra coisa que podemos fazer antes de sairmos de casa é preparar o cabelo borrifando água termal, em seguida passar uma máscara capilar sem enxágüe e por fim aplicar um produto que contenha protetor solar (de preferência em spray). Atenção: evite que os produtos encostem no couro cabeludo (aplique somente no comprimento, que vai da altura das orelhas até as pontas).
cabeloprotegidoleavein
3 – Remova o cloro e o sal dos fios: eles são os maiores vilões do verão, por este motivo, ao entrar na piscina ou no mar, remova-os, pois tanto um quanto o outro permanecem nos fios e podem danificar a cutícula do cabelo o que o torna mais frágil, quebradiço e opaco. Para amenizar este efeito, borrife água termal a cada três horas e aposte em cremes hidratantes que contenham óleo de argan e macadâmia, que ajudam a nutrir-los.
cabelosducha
4 – Evite usar chapinha e secador: dê um tempo para estes aperelhos, pois o sol, o vento, o mar e a piscina já danificam bem os fios e invista pesado no uso de cremes tipo leave in que atua como finalizador e ajuda a desembaraçar e hidratar.
cabelosecador
5 – Evite shampoos anti resíduos: sua fórmula possui um detergente mais potente do que os de uso comum e, como no verão os fios ficam mais vulneráveis, o uso desse tipo de produto não é aconselhável. Neste caso use shampoos com formulas peroladas ou translúcidas.
cabeloantioxidante
6 – Hidrate os fios antes de viajar: um truque perfeito para não agredir tanto os cabelos durante o verão é hidratá-los com máscaras nutritivas e complexos hidratantes ricos em aminoácidos e óleos vegetais toda semana (ou no máximo a cada quinze dias. Se você achar interessante pode também fazer a purificação dos fios a cada quinze dias. Se for ao salão, aplique uma loção a base de ervas. Caso faça o procedimento em casa prepare um chá de alecrim concentrado, espalhe na raiz, massageie, aguarde dez minutos, enxágüe e lave em seguida.
cabeloshidratados
7 – Consuma muitos alimentos antioxidantes: o morango, uvas vermelhas e roxas, romã, limão, mamão e abacaxi são grandes aliados dos fios durante o verão pois ajudam a combater os radicais livres e evitam que a cutícula do cabelo se abra e exponha os fios a problemas como falta de maciez e ressecamento.
cabeloalimentosantoixidantes
8 – Lave os cabelos todos os dias: para evitar que o sal e o cloro ressequem os cabelos, tornando-os pesados e sem brilho, o indicado é lavá-los todos os dias para evitar o acumulo desses resíduos.
cabelolavado
Gostaram das dicas? Você recomendariam para alguém? Então deixe seu comentário e acesse também o post sobre as dicas do que comer depois das festas de final de ano para desintoxicar.

Beijos e até a próxima!