Você compra por impulso?

Saiba como evitar as compras desnecessárias com dicas super bacanas…

Quem nunca comprou aquele produtinho que não precisava só por impulso, gastando aquele dinheiro que não necessitava, com coisas que, às vezes, nem serão utilizadas e depois se arrependem? Pois bem, um dos grandes culpados disso é a facilidade que temos hoje em dia, para fazer pedidos pela internet ou o parcelamento da compra em muitas vezes, dando a impressão de que isso não irá afetar os nossos ganhos. Mas afeta sim!

Pensando em ajudar essas pessoas, elaborei algumas dicas que irão ajudar esse consumidor compulsivo a refletir sobre os seus próprios impulsos. Vamos a elas?

1 – não compre no momento da vontade: antes de comprar um produto que você conhece, (muitas vezes porque viu a propaganda), a decisão de comprá-lo é somente sua. Então, evite fazer isso no momento em que estiver com vontade de comprar (principalmente os mais caros). Dê um tempo, espere uns dias e faça a pesquisa novamente. Veja se realmente você precisa daquilo, naquele momento. É comum, com o tempo, que as pessoas reflitam melhor e evitem a compra por impulso.

2 – veja quanto a compra irá influenciar sua vida: por mais que você tenha o dinheiro para realizar a compra, isso não significa que você deve realizá-la. Antes de comprar, pense de forma mais sistemática a respeito do dinheiro que você ganha todos as meses, e assim por diante.

3 – tente perceber os motivos de querer fazer essa compra: a pergunta que nunca se cala: será que você realmente precisa desse produto para a sua vida ou você apenas o deseja? Fazer essa diferenciação entre a necessidade e o desejo é fundamental, sempre!

4 – lembre-se dos seus objetivos em longo prazo: pense a respeito dos seus objetivos. Reflita sobre quais são os seus planos, o que você deseja fazer no futuro, que pessoa você pretende se tornar e, somente ai erceba se essa compra irá te auxiliar de forma positivo ou não!

5 – cuidado com as propagandas: a todo momento temos alguém querendo vender alguma coisa, em algum lugar, e a gente acaba comprando por impulso. Por este motivo, tenha cuidado com as propagandas, pois o objetivo delas é justamente fazer você comprar aquilo, sem precisar.

Quanto mais você se conscientizar a respeito dos seus desejos e das influências externas, mais fácil será evitar a compra por impulso e ter uma vida financeira mais saudável.

Gostaram das dicas? Então deixe seu comentário…

Beijinhos e até a próxima!!!!