Sustentabilidade: Como descartar seus produtos de beleza vencidos

Hoje vou falar um pouquinho sobre um tema muito importante tanto para o meio ambiente quanto para a sua pele: a data de validade dos produtos de beleza que você usa e o descarte correto, tanto dos cosméticos quanto das embalagens. Vamos lá?

Poucas pessoas têm a informação de que os produtos de beleza assim como os alimentos, possuem um tempo útil de vida e prestar atenção à sua data de validade é muito importante, pois, todos eles, sejam shampoos, condicionadores, cremes, esmaltes, maquiagens, etc, se utilizados com a data de vencimento passada podem causar danos para a sua pele como irritações e até alergias mais sérias.

Outra coisa muito importante é a hora do descarte destes produtos, por isso, se você possui algum cosmético que passou do prazo da validade, você deve sim, avaliar o tipo de produto e buscar uma forma menos agrassiva para o meio ambiente, pois existem alguns elementos típicos destes produtos que podem contaminar tanto o solo quanto a água.

Cosméticos Líquidos: são produtos como os shampoos e condicionadores e, que podem ser jogados sem problema algum nas redes de tratamento de esgoto, pois como este produtos, normalmente possuem, na embalagem, uma uma pequena quantidade, as substâncias contidas neles não alteram a qualidade da água, que é tratada antes de chegar novamente ao meio ambiente. Porém, é muito importante lembrar (e ressaltar) de não jogar diretamente nos rios, lagos ou solo, porque ai sim, você estará afetando diretamente o meio ambiente.

Esmaltes e removedores: possuem uma quantidade gigantesca de produtos químicos e merecem uma atenção muito especial na hora do descarte, por se tratar de tintas e solventes (e podem ser considerados como resíduos muito perigosos e com alto potencial de contaminação. Por isso, lembre-se de verificar, sempre, com alguns fabricantes, onde descartar estes produtos.

Sólidos e Pastosos: são as maquiagens e cremes, que na maioria dos casos podem ser descartados junto com os resíduos domésticos, que serão destinados aos aterros sanitários (que tem todo uma estrutura e evitam a contaminação do solo, águas subterrâneas e superfície de um modo geral.

Embalagens: devem ser destinadas à reciclagem, pois como estes produtos não são perecíveis, não oferecem riscos à saúde. Vale lembrar que, para descartar estes produtos para a reciclagem, não é preciso lavar, pois no processo, essas embalagens já irão passar por lavagem e limpeza. Já as embalagens de makes, são problemáticas e prejudiciais ao meio ambiente, devendo ser limpas adequadamente e separadas juntamente com o material que é composto por vidros, metal e plástico.

Outras dicas: se for comprar maquiagem, lembre-se de adquirir somente a quantidade necessária para, assim, evitar que ela vença e, sempre que possível, utilize o produto até o final. Com relação aos esmaltes, você pode reutilizá-lo para retocar o salto de um sapato, copos, vasos, etc.

E lembre-se: antes de comprar qualquer produto, pergunte, ou certifique-se, se o fabricante possui ações de coleta, pois esta informação facilitará, e muito, o descarte da embalagem e do produto.

Conheça algumas marcas que possuem reservas de descarte:

M.A.C.: conhecida como Back to M.A.C., o programa consiste na troca de seis embalagens originais, de vidro ou de plástico, de produtos da marca, sem resíduos, por um batom, de sua escolha, sujeito à disponibilidade (exceto coleções e embalagem especial e Viva Glam). Para efetuar a troca, basta levar as embalagens nas lojas da marca.

Lush: possui toda uma política de embalagens recicladas (para os produtos líquidos e pastosos), incentivando a devolução, pois na troca de cinco potes vazios, você leva uma máscara fresca.

O Boticário: criou o Programa de Reciclagem de Embalagem que tem como principal objetivo dar um destino adequado para as embalagens vazias. Para participar é muito fácil: basta descartar as embalagens dos produtos do Grupo Boticário, que inclui a Quem Disse, Berenice?, Beauty Box e Eudora. Os pontos de coleta podem ser encontrados nas lojas físicas (são mais de 3.900 em todo o Brasil) de onde são recolhidas e doadas para as 22 cooperativas de reciclagem parceiras, formando uma cadeia cada vez mais responsável. Ah, e você também pode descartar embalagens quebradas ou cortadas.

E ai, gostaram das dicas? Então da próxima vez que tiver algum produto ou embalagem para descarte consulte a empresa e certifique-se de que ela possui planos para descarte de seus produtos.

Beijinhos e até a próxima!