Receitinhas para incrementar ainda mais sua Festa Junina

Olá meus festeiros!!!
O mês de junho está acabando, mas o clima das festividades juninas entram também no mês de julho e se tornam Festas Julhinas. E para incrementá-las ainda mais, vou dar aqui uma receitinha de prato salgado e duas de pratos doces, todos super saborosos e fáceis de fazer, que recebi da assessoria de imprensa da Bunge Brasil.

Quer saber mais? Então é só conferir abaixo!!! A primeira delas é a Pipoca Junina com Amendoim e Caramelo, a segunda é o Bolo Pé de Moleque e, a terceira, para finalizar, o Munguzá com Mocotó e Lingüiça.

Pipoca Junina com Amendoim e Caramelo

Ingredientes
– ½ xícara de margarina (Delícia Supreme ou similar)
– 1 xícara de milho para pipoca
– 2 xícaras de amendoins torrados, grosseiramente picados
– ½  xícara de açúcar refinado
– ½ xícara de açúcar mascavo
– 1 colher de sobremesa de sal
– ¼ xícara de xarope de milho
– 1 colher de chá de essência de baunilha
– ½ colher de sopa de bicarbonato de sódio
– ¼ xícara de chocolate branco, picado, derretido

Modo de preparar
Coloque os grãos de milho em uma vasilha de vidro e leve-os para estourar em micro-ondas. Retire, adicione os amendoins picados e misture-os. À parte, junte os açúcares com a canela e leve para derreter em forno de micro-ondas. Misture bem, adicione a margarina (Delícia Supreme) em pequenas porções e por fim despeje o xarope de milho por cima de tudo. Retorne ao micro-ondas e aqueça em potência alta por 30 segundos. Retire, misture bem e volte ao micro-ondas por mais 2 minutos. Retire novamente, adicione a baunilha, o bicarbonato e torne a misturar até espumar.

Despeje a mistura de caramelo sobre a pipoca e o amendoim e misture até juntar bem as partes. Em uma assadeira, forrada com papel manteiga, espalhe bem a pipoca e leve ao forno preaquecido, à temperatura de 150°C, para assar por 10 minutos.

No micro-ondas, leve o chocolate para derreter e com o auxilio de uma colher distribua-o sobre a pipoca. Espere endurecer e então, quebre em pedaços. Colocadas em um recipiente bem fechado, pode se conservar bem por vários dias.

Bolo Pé de Moleque

Ingredientes
– 1 colher de sopa de margarina (Primor Todo Dia ou similar)
– ¼ xícara de café coado forte e quente
– ¾   xícara de açúcar mascavo
– ¼   xícara de açúcar refinado
– 200 ml de leite de coco
– 2 ovos pequenos
– 300 gramas de mandioca crua, ralada e escorrida
– ½ xícara de castanha de caju torrada e triturada
– 1 colher café de cravo em pó
– 2 colheres de chá de canela em pó
– 1 colher de chá de erva doce em pó
– ½ xícara de castanha de caju inteiras, para decorar

Modo de preparar
Em uma tigela, misture o café com a margarina e mexa até derreter. Junte os açúcares, o leite de coco, os ovos e a mandioca. Acrescente o restante dos ingredientes e misture bem. Coloque em uma fôrma redonda com cone central, medindo 18cm de diâmetro, untada com margarina e enfarinhada. Disponha as castanhas sobre a massa e asse no forno preaquecido, em temperatura moderada, por cerca de 50 minutos ou espete com um palito e veja se ele sai seco. Desenforme frio.

E para finalizar: Munguzá com Mocotó e Linguiça

Ingredientes
– 4 colheres de Sopa (Margarina Primor Todo Dia ou similar)
– 1 colher de sopa de óleo de soja
– 1 xícara de milho branco para mugunzá
– 1 quilo de mocotó fatiado
– 1 limão
– 1 e ½ litro de água
– 1 folha de louro
– Pimenta do reino em grãos à gosto
– ½ colher de chá de sal
– 1 linguiça calabresa defumada e fatiada
– 1 cebola média picada
– 3 dentes de alho picados
– 1 pimenta dedo de moça, sem sementes

Modo de preparar
De véspera, cubra o milho com água e deixe de molho. Lave bem os mocotós e raspe-os com uma faca, retirando eventuais pelos e resíduos. Corte o limão e esfregue bem em cada pedaço. Esprema o caldo e misture bem. Ferva água em uma panela de pressão e junte o mocotó. Espere levantar fervura e retire. Descarte a água. Complete com a água solicitada na receita, junte o louro, a pimenta do reino e o sal. Tampe a panela e cozinhe por 25 minutos contados a partir do apito. Verifique se ficou bem macio. Retire e reserve. Ainda na panela de pressão, aqueça a margarina (Primor ou similar) com o óleo e doure a calabresa. Junte a cebola e o alho, frite até que fique transparente. Acrescente o mocotó com o seu caldo, o milho sem a água, a pimenta dedo de moça e cozinhe por mais 25 minutos, ou até que o milho fique bem macio. Corrija o sal, se necessário. Sirva bem quente.

DICA: Se preferir, salpique coentro na hora de servir. Ah! E vale lembrar que, em algumas regiões o mocotó também é conhecido como mão de vaca ou pata de vaca.

E ai, gostou das opções? Você teria alguma receitinha de Festa Junina? Deixe sua sugestão…

Ah, e não deixe de conferir também os outros dois posts sobre o tema: Junho é mês de arraiá: conheça as alternativas de alimentos saudáveis para as Festas Juninas e Junho é mês de arraiá: saiba quais looks usar e arrase!!!

Beijinhos e até a próxima!!!