Porque o uso de antibiótico é arriscado em caso de dor de garganta

Com o início do inverno e o clima seco que estamos enfrentando nos últimos dias, muitas pessoas estão sofrendo com tosse e com o aparecimento das infecções de garganta, porém, o que muitas não sabem é que nem sempre o uso de antibióticos é bom em caso de dor de garganta, pois em algumas ocasiões ela pode ser originária do estômago. Entenda o motivo e saiba como tratar o problema, que pode ter outras três causas além da infecção por bactérias.

As causas comuns da dor de garganta

dordegarganta600x400-2
Uma das causas mais recorrentes para a dor de garganta é a infecção causada por bactérias e, neste caso o tratamento pode ser feito por antibióticos. Ainda há outras duas causas: o esforço das cordas vocais, tempo seco e ar poluído ou ainda as viroses, muitas vezes causadas a partir da contaminação do organismo por vírus (em muitos casos elas são confundidas com infecções bacterianas e não podem ser tratados com antibióticos).

Problema no estômago – uma causa pouco conhecida

 dordegarganta600x400-3

Em muitos casos, este problema pode não fazer sentido, porém, existem problemas no sistema digestivo que são capazes de causar a dor de garganta, como o refluxo laringofaríngeo, o que faz com que a pessoa tenha uma leve sensação de que tem algo parado na garganta, o que faz com que tussa muito, chegando em alguns casos, à rouquidão.

Tratamentos

dordegarganta600x400-1

Antes de tomar qualquer atitude, a pessoa com dor de garganta deve procurar um médico de sua confiança para que o diagnóstico seja feito com precisão e, em casos causados por refluxo, o antibiótico para tratar uma infecção inexistente na garganta não resolverá o problema e poderá gerar outras complicações e até agravar alguns sintomas.

E lembre-se: a automedicação ou o uso indiscriminado dos antibióticos pode levar a problemas de saúde como desregulação intestinal além de tornarem as bactérias nocivas ainda mais resistentes a eles, o que faz com que a pessoa precise, em alguns casos, de medicamentos cada vez mais fortes.

Bom, por hoje é só…by by…até amanhã!

Gostou…deixe seu comentário ou envie um e-mail com sugestões para blogdaveri@blogdaveri.com.br…terei o maior prazer em receber e responder…