Por que devemos usar sempre o protetor solar?

Todas nós sabemos que o uso do protetor solar é muito importante para a nossa saúde, principalmente quando se trata da questão estética e da beleza. Porém, nem sempre lembramos de usar o produto, especialmente nas partes que ficam mais expostas aos raios ultravioletas como as orelhas, pescoço e mãos. E não é somente nos dias de sol, devemos nos atentar também aos dias nublados ou chuvosos, pois os raios solares ultrapassam a barreira das nuvens, o que prejudica da mesma forma a pele, por isso, use o Filtro Solar sempre!

Para evitar riscos mais sérios listei abaixo 5 das principais consequências causadas pelo não uso do Protetor Solar. Vamos conferir?

1 – O Câncer de Pele está entre os principais danos causados pelos raios ultravioletas e dependem muito das células que a radiação atinge. Dentre eles podemos citar os três tipos: o carcinoma de células basais ou basocelular (é o mais comum e ocorre na superfície da pele); o carcinoma de células escamosas ou espinocelular (afeta a derme, ou seja, é mais profundo) e por último o melanoma (bem mais raro e mais letal). As Manchas na Pele também costumam surgir quando os raios UVA e UVB aumentam. Estas manchas são normalmente castanhas e mais comuns no rosto, no colo, nos braços e nas mãos.

2 – Outras Doenças Cutâneas podem ser causadas pelos efeitos do sol sobre a pele como a miliária solar, que são pequenas bolinhas vermelhas que aparecem na área exposta ao sol; a aftofotodermatose, doença que reage a elementos como líquidos cítricos, medicamentos ou perfumes e para finalizar a fotodermatose (de origem metabólica), que na grande maioria das vezes atinge as pessoas portadoras de diabetes.

3 – A Ceratose Actínica são lesões pré cancerígenas, espessas, descamativas e fáceis de se reconhecer pelo tato. Aparecem com mais freqüência no rosto, nas orelhas, nos lábios, no dorso das mãos, no antebraço, nos ombros, no colo e no couro cabeludo de pessoas calvas.

4 – As Queimaduras na Pele também são riscos muito graves e, estou falando aqui, de queimaduras mesmo (como se tivesse caído água fervente na pele). Estas queimaduras podem ser primeiro grau (vermelhidão e ardência), segundo grau (acrescenta-se dor e inchaço) terceiro grau (soma-se formação de bolhas).

5 – E para finalisar, as Alterações na Textura da Pele, como o envelhecimento precoce, flacidez e rugas, que surgem do aumento da produção de radicais livres causados pelos raios ultravioletas que penetram nas camadas mais profundas da pele que quebram as ligações entre o colágeno e a elastina.

Porém, tudo o que tem seu lado ruim, possui seu lado bom. E você quer saber qual é o lado bom desta história? O fortalecimento dos ossos é o primeiro benefício, pois o organismo obtém a vitamina D por meio do sol, melhorando a absorção do cálcio. Além disso, podemos citar também a redução de riscos de sofrer depressão, pois o sol estimula a produção de serotonina no cérebro.

Por hoje é só!!!!

Beijos e até a próxima…