Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão

Projetado em 1940 pelo arquiteto Georg Przyrembel, o Palácio Boa Vista, possuía, de início, características neocoloniais. Porém, durante alguns anos e antes da sua real inauguração, que aconteceria em 1964, sua fachada sofreu alterações,fazendo com que sua arquitetura atual fosse remetida aos castelos europeus, o deu ao local uma atmosfera totalmente bucólica.

O Palácio Boa Vista tornou-se, desde então, a residência oficial do Governador do Estado e, é também um museu que abriga hoje aproximadamente 2.000 peças entre porcelanas, peças religiosas, pratarias, pinturas, esculturas, um mobiliário barroco e peças sacras, todas datadas dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX, além de obras de arte de pintores modernistas como Tarsila do Amaral, Portinari, Di Cavalcanti e Brecheret.

Ah, e tem também as visitas guiadas, que duram cerca de 30 minutos e são bem interessantes para quem quer conhecer mais profundamente as histórias do Palácio. E o mais bacana disso tudo é que quando não tem convidados hospedados, o tour segue até a ala residencial, o que dá aquele gostinho a mais para os curiosos de plantão!

E olha só! Percorrendo os espaços, esses visitantes curiosos podem imaginar as leituras na Biblioteca, as conversas próximas à lareira na Sala de Estar, os jantares na Sala de Banquetes, o som do piano no Salão Nobre, o que remete aos contextos pessoal, social e político das personalidades que se hospedaram ali e que ainda habitam o lugar.

A Capela
Para finalizar a visita ao Palácio Boa Vista, você não pode deixar de conhecer a Capela de São Pedro, Apóstolo, que conta com uma estrutura integra de concreto armado, com as paredes de vidro e foi sagrada em 21 de julho de 1989 pelo Cardeal Agnelo Rossi.

A Capela fica sobre um só pilar onde estão a nave, o coro e o teto e é interligada, por meio de um corredor, ao Palácio da Boa Vista, onde todos os detalhes para sua construção foram pensados: a parede do túnel, chamado de “Corredor da Memória” não toca o solo; uma pequena fresta no chão traz a luz que é refletida na água dentro da capela, produzindo um efeito maravilhoso; na laje de concreto do coro da capela, sobre uma armação de aço, está pintado um painel de 10 metros, que reflete na água e, durante a noite, com a iluminação instalada no local, a imagem pode ser vista na lateral de vidro. Ah, não esquecendo da pia batismal (que é destaque na visita), feita de granito natural e as esculturas produzidas especialmente para o projeto: São Pedro, Apóstolo do Mestre Dezinho, e São Pedro, de Elvio Becheroni, que, de braços abertos, recebe todos os visitantes na entrada da capela.

No que remete às peças, o Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo foram totalmente remanejadas para a sacristia da capela compondo um acervo religioso com obras selecionadas dos séculos XVII ao XX, com anjos tocheiros, oratório de viagem e outros fragmentos de várias épocas, que formam um conjunto precioso de arte sacra.

Um passeio bem interessante de se fazer e conhecer!!!

Gostou da dica? Deixe seu comentário e me diga, qual outro lugar que você, que vem visitar a cidade gostara de conhecer?

Beijinhos e até a próxima!!!