Dicas para fazer um piquenique, sem medo de errar!

Está de férias com as crianças, com os amigos ou com o grande amor da sua vida e não sabe o que fazer? Um piquenique em um local aberto e com um lugar para os pequenos correrem e brincarem é perfeito. Se a opção é sair para curtir o amor ou os amigos, também temos sugestões. Não sabe como preparar o piquenique perfeito? Aqui dou algumas dicas para que tudo saia do jeitinho que você imaginou. Vamos a elas?

1 – Escolha o lugar certo. Dê preferência por lugares amplos e ao ar livre, que possibilite o distanciamento entre as pessoas. Aqui em Campos do Jordão existem ótimas opções, como por exemplo, o Parque Estadual Campos do Jordão, mais conhecido como Horto Florestal, que oferece aos turistas ou pessoas que moram na cidade uma grande área aberta, com várias árvores nativas da região, mesinhas, bancos e até trilhas para caminhadas.

2 – A saúde também é prioridade, por isso, antes de sair de casa não esqueça de verificar se está levando garrafa de água e bebidas suficiente pois a maioria dos parques oferece bebedouros, mas devido à pandemia, eles estão lacrados. Ah, e é preciso se atentar ao uso do protetor solar e das máscaras de proteção. Precaução é fundamental!!!

3 – O cardápio é muito importante. Faça uma seleção de alimentos que agrade a todos que irão participar do piquenique. Você pode optar por uma pegada mais saudável e levar frutas, queijos, castanhas ou ainda apostar em bolos, pães, café e sanduiches. Se for em casal, esta é uma oportunidade para ter um momento mais romântico e a sugestão é levar uma porção de queijos, chocolate quente ou um bom vinho.

4 – Organização – um ponto chave. Se não tiver aquela tradicional cesta, não tem problema, use uma bolsa térmica para levar tudo o que deseja de casa, incluindo uma toalha ou uma canga para estender no gramado (se esta for a sua ideia). Não esqueça também dos copos, talheres, pratos e uma garrafa térmica para as bebidas. Para os alimentos, a melhor opção é reservar a comida em vasilhas. Isso facilitará, e muito, na hora de comer e de manter as guloseimas fora do alcance da terra e de insetos indesejados.

5 – Recolher o lixo é uma atitude óbvia, mas precisa ser dita! Ninguém é obrigado a encontrar pelo caminho, o que você produziu! Ao final do passeio não se esqueça do seu lixo, pois é fundamental que você o recolha, para garantir que o local continue agradável para os próximos visitantes. Ah! E lembre-se: se você for ecologicamente correto, separe o lixo orgânico do reciclável, depositando-o nos lugares corretos e sinalizados.

6 – Não alimente a fauna local, onde quer que você esteja, pois estes animais são silvestres, em sua grande maioria. Alimentá-los contraria a natureza  e modifica seus hábitos, colocando em risco a sua sobrevivência, pois eles ingerem produtos inadequados, impróprios e até contaminados para seu metabolismo, o que prejudica a sua digestão. Além disso, a legislação vigente diz que alimentar animais silvestres é crime, com punições previstas com multa e até detenção.

Gostou das dicas? Vamos aproveitar e fazer um piquenique? Deixe seu comentário…

Beijinhos e até a próxima!!