07 de julho: Dia Mundial do Chocolate

Você sabia que esse delicioso doce apreciado por muitos (e que algumas pessoas não gostam tanto assim), tem um dia somente dele? É isso mesmo! O dia 07 de julho é considerado o Dia Mundial do Chocolate.

Mas, você já se perguntou como o chocolate surgiu? Como ele chegou na Europa? E no Brasil? Pois bem, vamos à algumas explicações…

Acredita-se que o chocolate teve sua origem na cultura asteca, quando ainda era consumido em forma de bebida, chegou ao México através dos espanhóis, foi introduzido na Europa no século XVI e no Brasil  – considerado o 5º país a possuir o maior volume de vendas do produto – somente no século XVII.

As curiosidades sobre o chocolate

1 – O chocolate ajuda o cérebro? Sim! Pois o seu consumo aumenta o fluxo sanguíneo. Isso somente foi descoberto através de pesquisas, onde a ideia principal foi descobrir se havia associação da ingestão do produto com a função cognitiva como por exemplo: o funcionamento do cérebro, memória, concentração e raciocínio.

2 – O chocolate – que já foi por muito tempo considerado o vilão  – agora virou mocinho da história. E você sabe o que essa palavrinha doce significa? Chocolate quer dizer “Elixir dos Deuses”. Segundo uma lenda Maia, foram os Deuses que deram o chocolate à humanidade. Então, esquece esse negócio de que chocolate faz mal à saúde, pois isso tornou-se se um mito gigantesco.

3 – Será que eu posso comer chocolate? Essa é uma das perguntas mais frequentes nos consultórios de nutricionistas. Segundo Pietra Gobo, a resposta é “sim! O chocolate pode ser um grande aliado em um bom plano alimentar. O cacau favorece o bom humor, a sensação de bem estar, age como anti-inflamatório e protege a saúde do coração”.

Porém, Pietra dá uma dica importante! “Atenção aos rótulos! O principal componente deve ser o cacau, como os que contém 70% e 85%. E já que hoje é o Dia do Chocolate, aproveite a ocasião e coma com prazer, saboreando cada pedaço, sem culpa, mas com moderação!” – finaliza a nutricionista.

4 – Você já ouviu falar do Internacional Chocolate Awards? Foi isso mesmo que você leu! O chocolate possui uma premiação somente dele, onde em 2019, podemos citar alguns nomes premiados como Evers & Tochter, Manufactur, da Alemanha e Shokov, da Áustria.

5 – E o melhor vem por último – o chocolate, é em muitos casos – usado em tratamentos e produtos de beleza. Podemos falar aqui que ele é utilizado em banhos de ofurô (já pensou em tomar banho de chocolate?), massagens, máscaras e outros. Além disso, possui um alto nível hidratante, que combate radicais livres, evitando a oxidação das células.

* Créditos
Pietra Gobo – Nutricionista (CRN:61616)
Endereço: Rua Felício Raimundo, 67
Vila Jaguaribe – Campos do Jordão – SP
Telefones: (12) 3664-1400 / (12) 99176-9729
Atendimento com horário marcado

E então? Gostou desse dia? e das curiosidades? Então deixa seu comentário!

Beijinhos e até amanhã!!! 😉